Recanto

Recanto

domingo, 6 de junho de 2010

MEDITAR É PRECISO...

A meditação é a prática de acalmar a mente turbulenta através da criação de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser.

A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar à atenção para dentro de si
Para Osho a meditação é um estado de clareza [...], quando os pensamentos desaparecem, quando não há mais nuvens ao seu redor, quando você simplesmente está no seu estado de ser, a claridade acontece.
Com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado.

É possível obter total descanso numa posição sentada e, por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente.
Uma posição possível é a posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda.

A Psicologia tem investigado bastante o assunto e os psicólogos clínicos relatam que pacientes ‘meditantes’ lidam melhor com seus desafios e problemas, de forma mais centrada e tranquila.
Dividem-se as varias técnicas em dois grupos: técnicas de concentração e de insight.
Técnicas de concentração – são todas as técnicas que envolvem a concentração num ponto, tentando afastar todos os outros objetos da consciência. Estas conduzem a um estreitamento da consciência que se foca exclusivamente num único objeto.
Técnicas de Insight – implicam uma atenção constante, mas sem julgamentos, a todos os conteúdos que vão surgindo na consciência. O objetivo é ter uma percepção ampla de todos os conteúdos da consciência, sem que haja nenhum envolvimento com estes.

Estas técnicas conduzem a uma expansão da consciência, que se torna capaz de abarcar um número cada vez maior de objetos em simultâneo.
Como toda caminhada que começa com o primeiro passo, para meditar a pessoa tem de querer. Certamente haverá uma resistência inercial da própria mente.
Soluções para problemas podem surgir durante a meditação, pensamentos inspirados ou criativos também, sem que tenha sido este o objetivo ao parar para meditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário